AUDITORIAS

inspección de amianto

A identificação de materiais que possam conter amianto tem como principal finalidade evitar as exposições inadvertidas, que são muito prováveis quando se desconhece a presença de amianto nos locais.

A identificação dos materiais contendo amianto é responsabilidade da entidade empregadora, consequência das suas obrigações no que respeita à avaliação e prevenção de riscos no local de trabalho de acordo com o art. 6º do Decreto-Lei 266/2007. Tal procedimento é válido para a realização de trabalhos de manutenção, reparação, remoção ou demolição considerando o art. 10º do mesmo diploma.

A identificação de materiais contendo amianto requer a visita de pessoal devidamente qualificado, e na maioria dos casos na recolha de amostras de materiais suspeitos para análise em laboratório especializado, uma vez que nem sempre o inspetor consegue determinar a natureza do material observado.

A IGR tem uma vasta experiência na execução deste tipo de projetos, tendo desenvolvido atividades de inspeção e auditoria em locais tão diversos como pequenos comércios, edifícios de escritórios, escolas, edifícios públicos, barcos, instalações industriais, edifícios em vias de demolição, etc.

Esta atividade é desenvolvida por quadros altamente experientes e capacitados pela BOHS – “British Occupational Hygiene Society” para a inspeção de edifícios e recolha de amostras para a identificação de amianto, capazes de avaliar o risco que os materiais detetados pressupõem para os seus ocupantes, assim como aconselhar o proprietário/empresário acerca das medidas preventivas a implementar.